sexta-feira, 13 de junho de 2008

Friday the 13th

Eu realmente não entendo o que as pessoas têm tanto contra a sexta-feira treze. Eu, particularmente, acho um dia tão divertido =]
Madame Wikipédia:
Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.
Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, a
pareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Ok, eu entendo que todos deveriam ter medo de pessoas rogando pragas, mas gooosh..Já percebeu que isso causa um acréscimo violento no preconceito contra escadas, gatos pretos e espelhos? Eu cruzo com gatos pretos numa boa, e nunca tive problemas com escadas. Já quebrei dois espelhos e nunca aconteceu nada [eu já era azarada, I guess]. Eu não lembro de outras superstições no momento, mas essas aí são umas das principais =]


Wikipédia again:
Gatos: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa.

Espelhos: Quem quebrar um espelho terá sete anos de azar.
Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma.
Ninguém deve se olhar também num espelho à luz de velas.
Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo em que você.

Escada
: Passar por de baixo da escada pode trazer má sorte, mas quem já tiver má sorte e passar embaixo da escada pode dizer adeus ao azar pois ele é quebrado no mesmo instante.

Gente, eu já perdi minha alma, passei por bruxas e [acho que é essa a explicação, se não me engano] troquei de alma com outra pessoa.
Ai, que medo.

Bom, só pra fechar: eu amo a sexta-feira treze, acho um dia legal para brincar e tudo [sim, vocês podem me imaginar pregando peças em pessoas...mas eu não fiz isso - hoje]. Mas eu não acredito em superstições at all [sério, tem uma que fala que uma criança que monta em uma vassoura será infeliz...Isso é de acabar com qualquer fantasia de Harry Potter!]. Você acredita?

Repita cinco vezes rápido...
Parascavedecatriafobia.
(fobia de sexta-feira 13)
Abrace um gato preto e seja feliz =]

2 comentários:

Maiara Motta disse...

Ohmeudeus, por que eu sou a única pessoa feliz por aqui? o.O ashuashauhsauh
*Sim, a Mione deve ter feito um coraçãozinho no calendário no dia de hoje.*
Mas tudo bem, porque ela sabe que está na minha listinha de exceções [olha a palavra ortográfica do mal muahahaha] que eu deixaria meu lanchinho de lado para atender o celular. Mesmo porque, se a Mione me ligar é "PÁRA TUDO, UM METEORO VAI CAIR NO BRASIL, SALVEM SUAS VIDAS" ou enão pode ser "invasão alienígena" *pensativa*. Ou ela simplesmente poderia testar se o celular dela também faz ligações =o ashasuhauhs
Enough coisas estranhas por hoje... volto a falar coisas sem noção no comentário do próximo post o/

ana clara disse...

eu sou infeliz.. eu adora brincar q eu era uma bruxa. o.o
eu tbm fingia q a minha vassoura era um cavalo.. ai eu galopava com ele (certeza q começou ai minha paixão por eles huaahahuau) anyway..
sexta-feira 13 é um dos meus dias favoritos! tbm adoro dias iguais.. tipo 08/08/08 na sala 8 com 8 pessoas às 08:08:08! :B